sexta-feira, 3 de julho de 2009

Verdade ou mentira? Isso só ele poderia nos responder...

Muricy Ramalho é o novo treinador do Palmeiras.

Calma, calma.

Isso é o que alguns blogs e portais da Internet estão afirmando desde as primeiras horas da tarde. Segundo os próprios blogueiros que bancam essa informação, a proposta palmeirense giraria em torno de 430 mil reais de salário, mais bonificações. A proposta superaria a do Internacional em 30 mil reais.

Muricy já teria aceitado e comunicado aos dirigentes do Verdão, mas a assinatura do contrato, juntamente com o anúncio oficial, só seriam realizados na próxima segunda-feira.

As fontes seriam da mais alta confiança dos responsáveis pela informação.

Esperemos pra saber se procede ou se não passam de especulação...

Mas, como minha vó costumava dizer: "Onde há fumaça, há fogo!"


____________________________________________________________________________

Grêmio 2 x 2 Cruzeiro: Wellington Paulista e Kléber levam a Raposa à decisão!


O Cruzeiro é o Brasil na decisão da Libertadores da América 2009, decisão essa que também conta com a participação do argentino Estudiantes.

Grêmio x Cruzeiro. Vantagem mineira conseguida com todos os méritos nos primeiros 90 minutos. Aos gremistas, restava o sentimento de acreditar que ainda existiam chances reais de reverter a considerável vantagem adversária. Um jogo bonito de se ver, disputado, brigado, uma partida genuinamente brasileira, com tempero latino.

Um jogador em especial, que fez a diferença no duelo, esteve muito perto de não entrar em campo nessa decisão, trata-se de Wellington Paulista. A dúvida quanto a escalação do camisa 9 cruzeirense devia-se ao fato de o Cruzeiro não precisar tanto assim de marcar gols e, sim, não tomá-los. Uma gripe, acompanhada de fortes dores de garganta também seriam obstáculos que poderiam tirar o artilheiro de combate, Thiago Ribeiro, seu substituto imediato, até já teria ficado de sobreaviso. Engano. O matador paulista/mineiro foi à luta e, mais uma vez, tornou-se peça fundamental no triunfo da Raposa.

O “imortal” Grêmio buscou a vitória a todo custo, impulsionado pela massa que tomava conta de todos os lugares do Olímpico... Vale ressaltar que muitos torcedores, portando o ingresso, foram impedidos de adentrar o estádio pela Brigada Militar, isso gerou uma confusão absurda nas imediações do palco da partida, primeira parte dos fatos lamentáveis da noite.

O ímpeto gremista, aliado a pressão que vinha das arquibancadas, parecia ter atordoado momentaneamente os comandados de Adílson Batista que erravam muito na saída de bola, na troca de passes entre a defesa e o meio-campo. Ramires não foi o Ramires que todos conhecem, não esteve tão bem assim, talvez seja difícil para o garoto focar no Cruzeiro quando se já está vendido ao Benfica de Portugal, atrelado a isso, a titularidade inesperada na seleção brasileira, às vésperas de uma Copa do Mundo, tudo isso pode ter mexido com o craque celeste.

Bolas alçadas na área e a esperança de que Léo, Thiego, Réver, Maxi López ou Herrera pudessem marcar pelo alto era a proposta do tricolor. Inúmeras vezes essa jogada foi repetida, sem sucesso, a pontaria não estava em dia e o goleiro Fábio estava em uma noite inspirada. O toque rápido também envolvia a Raposa que se defendia, tentava cadenciar a partida a qualquer custo.

Lembram do Wellington Paulista? O da gripe, que talvez nem jogasse? Pois é, ele estava doente, mas não morto. Kléber, um monstro na partida outra vez, fez jogada pela esquerda, girou pra cima de Fábio Santos, entrou na área e, caído, deu um passe primoroso para Wellington marcar... Gol que, para os gremistas, teria a mesma sensação de um banho gelado no inverno gaúcho. 1 a 0.

Como escreveu Humberto Gessinger, líder dos Engenheiros do Hawaii e torcedor fanático do tricolor gaúcho, em uma de suas canções: “Não foi por mal, não foi por nada, nada foi por acaso...”! Essa frase pode expressar a noite de Wellington Paulista já que, no início do ano, esteve á beira de acertar com o Grêmio, mas a negociação emperrou e o artilheiro foi parar no Cruzeiro e, ele, justamente ele, que poderia estar do outro lado no duelo, vestindo preto, azul e branco, não fez por mal, muito menos por acaso, marcou o segundo gol cruzeirense, dois minutos após inaugurar o marcador, aproveitando excelente cruzamento de Jonathan e a bobeada de Túlio, que o deixou em posição legal. 2 a 0.

No intervalo, Tcheco, capitão tricolor, dava entrevistas dizendo que a situação era praticamente impossível, mas que os valentes gremistas jogariam pela honra 41 mil torcedores que estavam ali presentes, não se entregariam, lutariam até o fim, mesmo que por amor há uma causa perdida, alá Dom Quixote.

O Grêmio volta nervoso, errando passes primários, tenso, sabendo que a situação era praticamente irreversível. Já o Cruzeiro seguia a risca tudo o que havia sido passado por seu treinador, tocar a bola, fazer o tempo passar, “cozinhar o galo” como diriam os mais antigos. Escanteio, bola alçada na área e gol de Réver, seria o início da reação gaúcha? 2 a 1.

Em um contra-ataque veloz, Vagner é derrubado por Adílson (que não é o treinador do Cruzeiro), o volante gremista é expulso e sai ovacionado pela torcida. Os mineiros passam a cadenciar mais ainda a partida, com um guerreiro a menos, o Grêmio seria presa fácil, mas o Cruzeiro já não se importava em ampliar o marcador, sua vantagem era enorme. Adílson promove a entrada de Elicarlos que, ao aquecer, foi vítima de racismo por parte da torcida gremista que emitiu sons e gestos de macaco, uma pena, segunda parte dos fatos lamentáveis da noite.

Souza, um batalhador em campo, recebe passe de Fábio Santos, acerta mais um daqueles chutes que são sua marca registrada e põe igualdade na partida: 2 a 2. Daí por diante, a partida transcorreu normalmente, o Cruzeiro se poupando, administrando e bem o resultado, esperando o apito final e o Grêmio, entregue, sem forças para uma reação irreal, também aguardando o sopro derradeiro de Oscar Ruiz, que teve uma atuação tranqüila, apesar de um pênalti não marcado em cima de Herrera, cometido por Leonardo Silva.

O Cruzeiro segue em frente na competição e vai duelar com o Estudiantes de La Plata, equipe que eliminou o sofrível Nacional, do Uruguai. A primeira partida da decisão já será na próxima quarta-feira, na Argentina.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Brasil campeão da Copa Das Confederações... E daí?

Por Caio Costa

Li em algum lugar que a Copa das Confederações era a segunda divisão da Copa do Mundo, nem tanto, mas como diria Jack, vamos por partes...

Algo de bom deve ser dito sobre o time canarinho. O conjunto está forte, possui um camisa 9 de respeito (Luis Fabiano), um poder de reação respeitável demonstrado tanto na estréia contra o Egito (lutando até o final) quanto na finalíssma diante dos EUA, além de ter o contra-ataque mais poderoso do mundo.
Porém, é preciso lembrar que o único adversário realmente forte que os comandados de Dunga tiveram foi a Itália e esta passa por um momento complicado de renovação tanto que venceu os EUA somente após a expulsão de um jogador norte-americano e, contra o Egito, nem isso, foram derrotados.

Negativos: O Brasil, na verdade, continuou a revelar defeitos, como quando Júlio Cesar não está inspirado, sofre gols infantis, e ao enfrentar equipes que marcam bem, jogam fechados, não se consegue grandes resultados, vide o jogo contra o África do Sul (lembremos dos confrontos contra Colômbia e Bolívia durante as eliminatórias).
Enfim, quis o destino que o confronto entre os pentacampeões e a seleção da Espanha, mais na moda do que nunca, ficasse para o ano que vem, então que assim seja.

E para aqueles insistem afirmar que o Brasil precisa de uma camisa 9 (tambem conhecidos como viúvas de Ronaldo) Com os dois marcados na final da Copa Das Confederações, Luis Fabiano já soma 22 em 31 jogos disputados com a amarelinha, sendo 7 em 9 partidas das Eliminatórias.

RAPIDINHAS DO BnB

- Meia equatoriano Valencia assina por € 18,7 milhões com o Manchester United

- Colômbiano Vargas, ex-Inter, que estava no Boca Juniors, fechou com o espanhol Almeiria

- Ex-palmeirense Henrique foi reintegrado ao elenco do Barcelona após empréstimo ao Bayer Leverkusen


Caio Costa é um colaborador do Bola no Brasil.


______________________________________________________________________________

Com ou sem DVD de "ajudas extras", o Corinthians é campeão da Copa do Brasil 2009!


O Sport Clube Corinthians Paulista é tricampeão da Copa do Brasil 2009 e, automaticamente, assegurou a vaga na Libertadores em 2010, título que o time de Mano Menezes nunca conquistou.

Era uma missão complicada para o Internacional, conseguir parar Ronaldo (que nem precisou...), marcar 3 gols e reverter a situação do primeiro jogo quando, no Pacamebu, perdeu por 2 a 0.
O dirigente colorado Fernando Carvalho pôs ainda mais lenha na fogueira quando elaborou e divulgou um DVD com lances polêmicos da arbitragem pró-Corinthians em todo o torneio, além de exibir uma faixa que já consagrava os paulistas como campeões. Isso apimentou muito o clássico, os nervos ficaram à flor da pele...

Detalhe que eu assisti o conteúdo do DVD, e posso afirmar que todos os lances que Fernando Carvalho selecionou na “coletânea” fazem sentido, são erros crassos em favor do Corinthians, erros que prejudicaram Itumbiara-GO, Atlético-PR, Vasco da Gama e o próprio Internacional... Mas, isto é Brasil!

O Inter iniciou a partida dando mostras de que não seria fácil o Corinthians sair de campo com o resultado que lhe favorecia, pressão total vermelha (ontem, atuando de branco). D’alessandro logo se estranha com André Santos, Magrão à beira de um ataque de nervos e o Corinthians se defendendo, bem postado, seguro, esperando a hora certa pra dar o bote e isso acontece, o Inter vai perdendo chances, mas Jorge Henrique não, cruzamento milimétrico da esquerda, o baixinho (isso me dá saudades do Romário...) sobe livre e testa para dentro do gol de Lauro, 1 a 0.

Os comandados de Tite sentem o duro golpe, levar um gol do Timão era praticamente “fechar o caixão”, D’alessandro e Guiñazu tentam recolocar ordem na casa colorada, mas de pouco adiantou... André Santos acerta um chute com precisão cirúrgica, no ângulo, no único espaço por onde a bola poderia passar, e passou! 2 a 0 Timão. Festa da Fiel que compareceu ao Beira-rio (vendo pela Rede Globo parecia até que haviam mais corintianos do que colorados... Um bom câmera man, um bom diretor de edição de imagens e muita “imaginação” podem fazer coisas impressionantes, acreditem!).

Depois Nilmar ainda conseguiu a proeza de perder cara a cara com Felipe a chance de minimizar os estragos feitos por Jorge Henrique e André Santos!

A segunda etapa começa com a entrada de Alecsandro no time do Inter, isso faz com que aumente o poderio ofensivo colorado e até serviu, não tanto quanto os gaúchos precisavam, mas o próprio Alecsandro, em noite inspirada, marca aos 25 e aos 29 e iguala o marcador, 2 a 2.
Após o segundo gol colorado, D’alessandro é expulso e aí inicia-se uma verdadeira batalha campal, briga generalizada. O habilidoso argentino, injuriado por ser punido sozinho, parte pra cima de Willian, capitão alvinegro, chamando-o para as vias de fato. Os corintianos passam a provocar e os colorados a perder o rumo, Magrão distribui ponta-pés. Elias, finalmente, recebe cartão vermelho e o jogo vai se desenrolando até chegar ao seu final, sem as presenças de Tite e Mano Menezes, também expulsos.

O árbitro Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), apesar de não ser um dos medalhões da arbitragem brasileira, conduziu bem a partida, tentou ao máximo ser enérgico, não perder as rédeas do jogo, distribuindo cartões quando necessário, só pecando em alguns momentos, como não expulsando Willian junto com D’alessandro, Magrão, que distribuiu botinadas, encarou os adversários em todas as jogadas, falou barbaridades, e Cristian, que esqueceu o bom futebol que lhe é peculiar, fez cena, fez cera, afrontou a autoridade do árbitro e provocou bastante.

Ronaldo, o queridinho da imprensa, nada fez em toda a partida, ou melhor, fez, perdeu duas chances claríssimas de gol que, se fosse o Souza ou um Obina da vida, por exemplo, as críticas e gozações certamente apareceriam implacáveis... Mas como Ronaldo possui uma blindagem, é ovacionado até quando não consegue driblar ou quando perde gols (isso é único no mundo, podem acreditar...), nada mais me surpreende! E quem que esteve no centro dos repórteres ao término da partida?

Andrés Sanches, presidente corintiano, promete uma equipe forte para a disputa da Libertadores no ano que vem já que, por nunca ter conquistado tal torneio, o Timão vira alvo fácil, motivo de chacota e piada entre os rivais São Paulo, Palmeiras e Santos, então o título de campeão da América passa a ser ainda mais uma obsessão.

Já pelos lados do Beira-rio, Fernando Carvalho (o do DVD, lembram?) afirma que Tite será mantido no cargo (até quando?) e que a perda do título da Copa do Brasil não afetará em nada o planejamento colorado... Será? O Inter tem um senhor time, o melhor elenco do Brasil disparado, recheado de jogadores acima da média e não consegue render o esperado, quem pagará o pato? Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho estão desempregados...


________________________________________________________________________

segunda-feira, 29 de junho de 2009

8a Rodada do Brasileirão 2009 - Análise do que aconteceu...



No Sábado...

- BARUERI 4 x 2 ATLÉTICO-MG
A equipe paulista foi pra cima dos líderes, o Galo não esperava esse ímpeto todo, tomou 2 a 0. Diego Tardelli, cobrando pênaltis, empata o jogo, 2 a 2, mas o Barueri não desistiu, jogando em casa, conhecendo os atalhos de sua arena, mandou mais duas bolas pro fundo das redes de Aranha (que entregou o segundo gol aos paulistas), Marcos Pimentel, que havia cometido o segundo penalti, se redime e fecha a contagem.

Destaque da partida: Thiago Humberto (BAR), autor de dois gols e há tempos vem jogando bem, abre o olho grandes clubes!

- ATLÉTICO-PR 1 x 0 CORINTHIANS
O Furacão consegue sua primeira vitória diante de sua fanática torcida, já o time de Mano Menezes entrou com a formação reserva visando poupar os titulares para a final da Copa do Brasil, na quarta-feira próxima. O incansável e “amigo” de Nelsinho Baptista Paulo Baier foi o autor do gol atleticano. O restante do jogo não foi lá muito emocionante.

Destaque da partida: O meia Paulo Baier (ATP), autor do gol único da partida, cobrando falta que é sua especialidade!

- SÃO PAULO 2 x 0 NÁUTICO
Na estréia de Ricardo Gomes no comando tricolor, a equipe do Morumbi ainda não desenvolveu um grande futebol, até pela falta de tempo, mas um jogador em especial voltou a ser o que todos esperam: Hernanes. O antes volante, depois meia, agora volante de novo, recebeu a braçadeira de capitão, cruzou na medida para Jean Rolt abrir o placar e o próprio Hernanes fechou a conta cobrando falta, já o Náutico carimbou por três vezes as traves tricolores e terá de ficar esperto, já que está na zona da degola.

Destaque da partida: Hernanes (SPO) que marcou uma vez e deu o passe para outro gol, jogou onde queria, já que pediu ao novo treinador para não atuar como meia, colocou a faixa de capitão e foi o homem do jogo!

- CRUZEIRO 1 x 0 AVAÍ
A Raposa, mesmo com a formação reserva, bateu o Avaí de Guga no Mineirão em uma partida também sem lá muitas emoções, o gol saiu em cobrança de pênalti convertida por Zé Carlos. O Avaí não assustou muito, mas o Cruzeiro teve chance de matar a partida.

Destaque da partida: Zé Carlos (CRU), teve peito, colocou a redonda na marca da cal (hoje já nem é mais cal...) e cobrou com estilo, dando a vitória ao time de Adílson Batista!

- BOTAFOGO 1 x 4 GOIÁS
Um chocolate ao som de música sertaneja goiana. O Goiás saiu na frente, mas Victor Simões, em um lindo voleio, empatou a partida (Victor, na comemoração, fez uma imitação paraguaia de Michael Jackson), daí pra frente só deu o “esmeraldino”, mandando mais três cocos pro fundo do gol de Renan. Fogão que se cuide...

Destaque da partida: Apesar da derrota, o destaque vai para a sinceridade de Ney Franco, treinador alvinegro, que se mostrou bastante surpreso por não ser demitido (ainda) do comando do Fogão após tomar uma goleada em casa!

No Domingo...

- VITÓRIA 4 x 1 SANTO ANDRÉ
Jogando em casa, com o apoio da massa rubro-negra, o Vitória atropelou umas das sensações do Brasileirão, o Santo André. Roger marcou duas vezes para os baianos e ajudou a construir o placar elástico. Jogos do Vitória é comum ter muitos gols, já que o time sai com tudo pra cima do adversário, às vezes faz 3, 4, às vezes toma 3, 4, mas o importante é que os baianos jogam um grande futebol.

Destaque da partida: Para outro treinador, Paulo Cesar Carpegiani, que vem realizando um vistoso trabalho à frente do Vitória, time que incomoda, não tem medo de encarar os “times grandes” de frente, busca a vitória a todo custo!

- PALMEIRAS 1 x 1 SANTOS
O alviverde atuou pela primeira vez sem o comando de Vanderlei Luxemburgo em um ano e meio, Jorginho foi treinador da equipe que saiu na frente com Obina, perdeu muitas chances no primeiro tempo. Já no segundo tempo a coisa foi diferente, os santistas que mandaram no jogo, Marcos operou alguns milagres, mas Robson empatou e ficou nisso.

Destaque da partida: Marcos (PAL) que, mesmo com sua idade avançada, vem realizando partidas épicas em 2009, merecendo até um lugarzinho na seleção de Dunga, nem que seja só pra assistir a Copa, como ele mesmo diz!

- INTERNACIONAL 3 x 0 CORITIBA
O colorado entrou com o time considerado reserva, fez a lição de casa direitinho, atropelou o Coritiba que vinha em ascensão no campeonato, somou mais três pontos na tabela e continua lá nas cabeças! O jogo foi decidido no segundo tempo onde foram marcados os três gol do jogo.

Destaque da partida: Bolaños (INT), autor dos três gols do Inter. Recém chegado do Santos onde não teve muitas chances, Bolaños é mais uma aposta do técnico Tite!

- SPORT 3 x 1 GRÊMIO
O Leão da Ilha tomou um sufoco no início da partida, viu o Grêmio perder duas ótimas chances de marcar, mas Fabiano, no primeiro tempo eÉlder Granja e Fumuagalli, no segundo, marcaram para o Sport. Já o Grêmio, mas um clube que optou por escalar os reservas, desperdiçou chances incríveis com Jonas, mas o próprio Jonas tratou de marcar o único gol do tricolor gaúcho.

Destaque da partida: Apesar da derrota, Jonas (GRE) perdeu, no mínimo, uns três gols feitos, marcou o único gol gremista e, depois, foi expulso bestamente, ainda com a partida empatada, prejudicando o Grêmio que ficou sem poder ofensivo!

- FLUMINENSE 0 x 0 FLAMENGO
O clássico talvez de maior proporção no Brasil não teve a contribuição dos renomados artilheiros Fred, pelo Flu, e Adriano, pelo Fla, os dois passaram em branco, assim como o restante de seus respectivos times. O primeiro tempo foi tricolor, o segundo tempo foi rubro-negro, as duas equipes tentaram muito, mas não tivemos gols. Esse foi o último jogo de Thiago Neves com a camisa do Fluminense.

Destaque da partida: As defesas de Flamengo e Fluminense que não permitiram que os grandes atacantes balançassem as redes no Maracanã. Bruno (FLA) e Ricardo Berna (FLU) tiveram relevante participação na partida!


_________________________________________________________________________________________

É CAMPEÃO! Brasil mostra que zebra não existe para quem veste verde e amarelo!

Com um susto no primeiro tempo e uma reação espetacular no segundo, o Brasil sagrou-se tricampeão da Copa das Confederações, um aperitivo do que será a Copa da África, em 2010!

O clima estava perfeito, os sul-africanos torcendo incansavelmente com suas vuvuzelas pela nossa seleção, um favorito ao título e um azarão, tudo preparado para mais uma conquista da “Era Dunga”, o problema é que os estadunidenses não encarnaram o espírito de “já chegamos longe demais”, eles acreditaram piamente que já que estavam na final da competição, então era entrar em campo pra vencer o jogo e conquistar um título inédito para os “hamburguers boys”.

Clint Dempsey (bom jogador) e Landon Donovan (outro bom jogador) se encarregaram de colocar emoção na grande final e, de quebra, dar um baita susto em Kaká e companhia, cada um marcou e com menos de meia-hora de jogo os EUA já venciam por 2 a 0.

O jogo disputado sem muita técnica, o Brasil desesperado por perder indo pra cima, insistindo nas jogadas pelo meio, Ramires e Robinho em dia de não muita inspiração, Kaká muito bem marcado, Gilberto Silva andando, sem fazer nada, assistindo a partida de dentro do campo (como de costume, ele significa um a menos) e os norte-americanos se defendendo muito bem com duas linhas de quatro homens, a bola batia e voltava e o risco de em um contra-ataque tomar o terceiro gol era iminente...

O Brasil vem do vestiário com um pensamento: marcar, pelo menos, duas vezes para levar o jogo para a prorrogação. Os EUA vinham com a mesma proposta de jogo, se defender e esperar o tempo passar para comemorar, mas o que o “Exército do Tio Sam” não esperava é que Luis Fabiano, o fabuloso, iniciasse a reação canarinho tão cedo, menos de um minuto do segundo tempo, 2 a 1.

Ainda assustados com o gol, os norte-americanos tomam outro, de cabeça, marcado por Kaká e anulado pelo assistente, a bola entrou, no ângulo superior direito, Tim Howard faz a defesa dentro do gol e o Brasil é prejudicado... Ainda bem que esse gol não fará falta!

Luis Fabiano. Atacante que tem de provar em toda partida que é a melhor opção pro ataque brasileiro, que é o nosso homem-gol, faz, de cabeça, aproveitando a sobra de um gol ridiculamente perdido por Robinho (primeiro a querer comemorar e o último a querer jogar). Os EUA ficam atônitos com o gol, nem de longe esperavam tal reação e, com menos de meia-hora de segundo tempo, o Brasil já empatara a partida já com Daniel Alves em campo no lugar de André Santos, que não jogou absolutamente nada!

O azarão agora se via obrigado a abandonar seu, até tão pouco tempo, eficaz sistema defensivo para buscar a vitória, o que antes parecia uma certeza, questão de tempo, se torna um pesadelo. O Brasil continua indo pra cima, esbarrando na defesa, começando de novo, lutando. Dunga põe em campo Elano no lugar de Ramires, e dá certo. O ex-santista bate um escanteio primoroso e o valente capitão Lúcio marca de cabeça, virando o jogo, 3 a 2.

Detalhe para a comemoração emocionante de Lúcio, o capitão corre para abraçar Elano, a expressão de garra, raça e vontade no rosto de Lúcio é uma coisa que chega a arrepiar, é a certeza de que ainda há jogadores que vestem nossa camisa com amor e dedicação, que ainda há homens com vergonha na cara entre tantos covardes, que ainda existem pessoas determinadas a lutar incansavelmente pelas conquistas da nossa seleção. Lúcio é um exemplo para todos aqueles que desejam vestir a amarelinha ou que já vestem e apenas vestem, não honrando essa camisa que tem história, camisa essa que foi de Rivelino, Nilton Santos, Piazza, Carlos Alberto Torres, Pelé, Garrincha, Jairzinho, Romário, Ronaldo, Rivaldo... Alguns jogadores como Robinho, Pato e outros, precisam lembrar que a Seleção Brasileira não é nenhum parque de diversões, como Neverland era para Michael Jackson, Seleção Brasileira é coisa séria!

O árbitro apita o final de jogo. O Brasil é campeão. Hora de comemorar... A festa brasileira em terras africanas ficou ainda mais bonita com os prêmios de Fair Play (seleção mais disciplinada), artilheiro (Luis Fabiano – 5 gols), bola de prata (Luis Fabiano) e o melhor jogador da competição (Kaká). Clint Dempsey, dos EUA, ficou com a bola de bronze e Tim Howard, também dos EUA, foi eleito o melhor goleiro da competição.

Pela primeira vez, o capitão Lúcio ergue a taça, tomara que seja uma amostra do que faremos em 2010, que essa imagem se repita no ano que vem!

É CAMPEÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!

Na decisão de terceiro lugar, a Espanha, no sufoco, bateu a seleção sul-africana de Joel Santana por 3 a 2, na prorrogação. O jogo foi meio chato, mas nos minutos finais do jogo, Daniel Guiza virou a partida em favor da Espanha, 2 a 1, e no minuto final, último lance, Mphela cobra falta de longe, um canhão e empata, 2 a 2. Na prorrogação, quando todos esperavam uma superioridade física dos “Bafana bafana”, Xabi Alonso cobra falta, a bola não desvia em ninguém e engana o goleiro Khune. Espanha terceira colocada!



___________________________________________________________________________________________